top of page

Rescaldo do II Incógnito

 

No passado dia 7 de Novembro realizou-se o II Incógnito - Encontro de Tunas, organizado pela TAPCE, na Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Depois de vários dias a tocar pelas ruas de Lisboa, de muitas rifas vendidas, de horas de vídeos gravados e nervos em franja chegou finalmente este dia tão aguardado por nós. Após a apresentação de alguns vídeos menos pacíficos do que pareciam ao início, foi revelado o “tema” deste nosso encontro: encontrar o Homo Tunantis - uma evolução do homo sapiens sapiens. Para tal os nossos apresentadores contavam com a ajuda de várias personagens: o James Bundas, os Anjos de Charlie, a Cientista Louca e... a Dona Laurindinha.

 

Depois de ser atribuída esta missão aos nossos apresentadores, o espetáculo seguiu para a primeira atuação da noite, da ArquitecTuna, nossa fantástica Tuna Madrinha, que nos presentearam com algumas músicas já conhecidas do seu reportório, sempre bem-dispostos e em interação com o público.

 

Os nossos apresentadores prosseguiram então a sua busca pelo Homo Tunantis, tendo começado a recolher algumas pistas. Assim, após alguns dados recolhidos e apontados, seguiu-se a atuação da ForTuna, uma tuna que nos tem habituado desde a primeira edição a uma grande presença em palco e muito boa música com temas que puseram todo o público a cantar.

Depois de duas tunas já familiarizadas com o nosso palco, seguiu-se uma estreia no nosso Incógnito. Pela primeira vez, com o seu sotaque característico e membros oriundos do meio do Oceano Atlântico, a TUCA - Tuna Universitária Corsários dos Açores proporcionou-nos uma bela atuação, cheia de animação e surpresas algo "natalícias"!

 

A nossa tuna encerrou o espetáculo, apresentando alguns temas novos como "Lisboa Menina e Moça", adaptado de Carlos do Carmo, e "Já Sei Namorar", adaptado dos Tribalistas, e outros já conhecidos pelo público como o "Hoy" e o "Fado do Zé Passarinho", com bastante cumplicidade, alegria e orgulho pelo que foi atingido por nós nesta noite. De seguida, todas as tunas foram chamadas a palco para encerrar o espetáculo com as famosas "Madalena" e, por iniciativa dos tunos presentes, "Águas do Dão".

Encerradas as actuações, desvendado o mistério do Homo Tunantis e descobertos os vencedores dos prémios das rifas que vendemos, a diversão continuou madrugada dentro com um convívio cheio de música.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostaríamos de agradecer às tunas que aceitaram o nosso convite e que nos presentearam com um excelente espetáculo de música, boa disposição e ótima companhia, à FP e ao IE pela disponibilização do espaço e recursos, a todas as entidades que nos ajudaram com patrocínios, tornando possível a realização deste evento, e a todas as pessoas que nos compraram rifas. Queremos ainda deixar um agradecimento especial a todas as pessoas que ajudaram com a realização deste encontro, que tiveram uma enorme paciência e nos aturaram nos bons e maus momentos, que estiveram lá para nós mesmo quando andávamos tão atarefados, quando passávamos dias e dias fechados em salas a preparar coisas ou a tocar pelas ruas de Lisboa. E um grande obrigada a todos os que foram assistir e tornaram esta noite tão boa, sem vocês isto não teria sido possível, nem teria o mesmo sentido.
Para quem não pôde estar presente e ficou curioso com este rescaldo ou quiser ver e rever as atuações, o II Incógnito encontra-se disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aMamyTUpg2A

bottom of page